sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O AVESSO

É verdade, tem aqueles dias em que parece que era melhor não ter saído da cama; tem aquelas pessoas com quem o diálogo não funciona; tem aquelas situações em que a melhor coisa a se fazer parece ser a coisa “errada”. Tem momentos em que a gentileza gera abuso, o sorriso é recebido com rudeza, o respeito não é mútuo, o amor é retribuído com veneno.  A gente se sente num mundo torto e por um minuto pensa que o avesso é o direito.

O avesso é essencial. O avesso faz parte da realidade e é necessário que ele exista para que exista o desafio, e o desafio leve à superação, e a superação leve ao autoconhecimento, e o autoconhecimento leve ao desenvolvimento dos nossos potenciais, e o desenvolvimento leve ao crescimento pessoal. Infelizmente, não são as situações confortáveis e as coisas com as quais já sabemos lidar que nos darão essa oportunidade.

Precisamos encarar o avesso até mesmo para conhecer o nosso próprio avesso, aquela parte escondida que não está aparente nas horas felizes. É preciso conhecer nossas emoções e a forma como elas nos afetam, é preciso reconhecer aquele ponto em nós que reage diante do avesso despertando o que fizemos adormecer e nos demos ao luxo de esquecer ou acreditar que já não existia.  É preciso lembrar que ainda somos humanos e não estamos nem jamais estaremos imunes à dor, à raiva, à indignação, à exasperação, e tomar conhecimento de que estes elementos vivem em nós; tomar conhecimento da importância que essas emoções têm para nós, do que elas são capazes de fazer conosco, do que somos capazes de fazer com elas.

O avesso e o direito se revezam na dança da vida, sempre se alternarão. E sempre causarão um eco dentro de nós. E a cada avesso que vem de fora nos tornamos mais conscientes do avesso que está lá dentro. E é por isso que o avesso sempre aparece. Ele passa, como tudo passa, mas suas lições não passam. Ficam registradas no avesso e no direito de cada um. Lidar com o avesso que vem de fora é uma oportunidade, lidar com o avesso que vem de dentro é um desafio; e uma oportunidade, um desafio, pede que coloquemos mais de nós mesmos à disposição da vida. Pede que transformemos o avesso, cada vez mais, de porção negligenciada em carta reservada na manga.


Abençoados sejam!

2 comentários: